Memorial
O projeto de expansão para o Edifício Garagem do terminal 2 teve como desafio solucionar dois problemas: aumentar o número de vagas e renovar a imagem modernista datada do conjunto, mas respeitando a linguagem original.
A edificação está localizada no eixo do Terminal 2 e tem sua fachada principal voltada para Avenida 21 de janeiro, eixo principal de chegada ao Galeão. Sendo assim, foi constatada a possibilidade de tornar o novo prédio um ícone referencial para todas as pessoas que transitam na região.
A resposta ao aumento de demanda de vagas foi solucionada na primeira decisão de acrescer o edifício em quatro pavimentos e com isso aumentar em 65% a capacidade de vagas. Aprofundando assim a área de atuação do projeto final, não apenas tratando da ampliação, mas também do interior da arquitetura pré-existente, tornando-a mais eficiente e versátil.
A realização de uma análise dos fluxos horizontais e verticais atuais tornou evidente a necessidade de melhorar a eficiência e o conforto do usuário: Foi detectado um sistema de circulação pouco funcional, que apresentava limitações não apenas na circulação horizontal, se analisarmos os pavimentos individualmente, mas principalmente na transição entre níveis.
Após uma investigação do novo “branding” optou-se por integrar o nome do Maestro Antônio Carlos Jobim à nova identidade visual do Aeroporto Internacional do Galeão. A fachada foi comparada a uma partitura musical vazia, a espera de elementos para ganhar ritmo. Logo o segundo gesto projetual foi pensar numa pele de brise-soleils, dispostos de forma a aludir às notas musicais. A releitura de notas musicais representadas emblematicamente e indicam toda simbologia, ritmo e tom dessa nova fase do aeroporto.
Ficha Técnica
Área do terreno
14.439,27M²
ATC (área do total)
82.302,72M²
No pavimentos
7