Memorial
Neste estudo se apresentou uma possibilidade pouco comum no rio de janeiro, o volume possível de construção era substancialmente superior a área total edificável. Desta forma foi possível experimentar métodos diferentes de implantação e de expressão volumétrica.
Racionalidade e versatilidade foram, portanto às tônicas do projeto, assim foi criada uma modulação na qual se inseriam os diversos espaços e tipologias dos apartamentos. De forma utópica chegou a se prever que pela modulação um proprietário poderia vender a outro um modulo que já não precisa.
A implantação utilizada levou em conta a pré-existência vegetal e priorizou uma baixa densidade de forma a valorizar a área livre de terreno. Uma setorização cuidada permitiu diferentes usos para áreas de lazer e a interação direta entre arquitetura e paisagismo.
Propuseram-se por fim dois blocos independentes ligados por um subsolo único- mantendo sempre a atenção à permeabilidade no terreno. A orientação dos blocos procura aumentar a privacidade das unidades
e mostra-se eficaz na solução de proteção à insolação, principalmente
do sol da tarde.
Ficha Técnica
Cliente
Fernandes Araújo
Área do terreno
12.215,14M²
ATC (área do total)
25.039,14M²
ATE (área total edificada)
9.161,36M² permitida
4.667,64M² aprovada
ATP (área total privativa)
9.663,60M²
No pavimentos
1 subsolo + térreo + 3 pavimentos
No total de unidades
120 Apartamentos