Sergio Conde Caldas

VINICIUS 233

VINICIUS 233

Rio de Janeiro, RJ, 2011

Memorial

O conceito deste projeto nasceu da pura necessidade do “simples”  em um terreno que não permite excessos por sua limitada dimensão.

Esquina da Alberto de Campos com Vinicius de Moraes o terreno possui  142,27m². A proposta é de um edifício sede de uma empresa e o desafio é incluir nesta pequena faixa da valorizada Ipanema todo o programa desta empresa, em outras palavras, criar o espaço de excelência para que se possam implantar os postos e espaços de trabalho desejados.

Vinícius de Moraes, Poeta e Compositor notabilizado pelos seus sonetos e imortalizado pela MPB por musicas como “Ela é Carioca” e a universal ”Garota de Ipanema”.

Alberto de Campos Advogado e Poeta conhecido por seus textos modernistas fez parte do grupo dos poetas mineiros aonde figurava  Carlos Drummond de Andrade e Aníbal Machado  entre outros.

É do encontro entre o poeta modernista e um dos grandes compositores da MPB que nasce a inspiração para esta edificação. Não é, portanto, de estranhar que o nome de Reidy surgisse logo nas primeiras conversas deste projeto. Nos primeiros esboços, ainda tímidos, procuramos recuar um pilar da linha de fachada, elemento tão comum nos edificios modernistas. Conforme avançamos nos estudos o detalhe estrutural duplicou-se, recuou e tornou-se mais esbelto.

Impossibilitados de utlizar brises móveis e removíveis na linha da fachada, por conta da interpretação da legislação atual, os trouxemos para a estrutura lateral da edificação em um elemento que se assemelha às teclas de um piano e gera um mutável jogo de sombras. No seu pavimento será possivel ter uma visão horizontal aberta, integrada e clara.

As varandas, normalmente elemementos de peso em uma fachada e transformadores da sua forma, apresentam-se na edificação como se flutuando ao lado dos planos de vidro e com forma independente definem-se com características próprias em uma tentativa de unir música e poesia a traços modernistas.

Uma das intenções deste projeto foi criar um forte contraponto, quase que ilusório, entre a transparência e fragilidade do vidro e a opacidade e peso do concreto. Tal intuito é representado pelo elemento envidraçado de esquina que tem por um lado a massa das varandas flutuantes da Vinícius de Moraes e por outro os volumosos brises da Alberto de campos ambos em concreto.

A tecnologia é parte do conceito deste projeto, tanto na sua vertente construtiva como na especificação dos materiais e equipamentos. Os vidros que equipam a fachada serão Low-e (baixa emissão) reduzindo a transferência térmica entre ambientes e filtrando a entrada dos raios solares. Lâmpadas LED serão utilizadas nas varandas e interiores reduzindo a emissão térmica e o consumo de energia.

Ficha Técnica

Prêmios

Publicações