Sergio Conde Caldas

SOCIEDADE HÍPICA BRASILEIRA

SOCIEDADE HÍPICA BRASILEIRA

Rio de Janeiro, RJ, 2016

Memorial

O projeto encomendado pela Sociedade Hípica Brasileira, executado em parceria com o escritório Miguel Pinto Guimarães Arquitetos Associados, tem como programa um espaço destinado a competições equestres indoor na área do segundo picadeiro, Eloy Menezes: datado de 1990. Ele estava em desacordo estético com as edificações do entorno, em desacordo técnico com as normas da FEI (Federação Equestre Internacional), com o potencial do clube e principalmente da cidade como sede destes eventos esportivos.
A inexistência de arenas cobertas, que tem áreas mais limitadas comparadas as de competições outdoor, exclui o Rio de Janeiro dos principais circuitos internacionais de competições indoor. Ainda esse vazio dificulta o treinamento de atletas para práticas nessas condições, que exigem maior precisão, velocidade e habilidades técnicas mais apuradas.
Criar uma arquitetura primária que atendesse a necessidade da realização de competições e que apresentasse uma fisionomia atemporal. Dessa forma, a nova intervenção estaria integrada
ao belo conjunto arquitetônico preexistente, mantendo ainda uma relação harmônica com seus vizinhos: a Lagoa Rodrigo de Freitas e a encosta do Parque Nacional da Tijuca.
Ficam, portanto, preservados a leveza estrutural e o gabarito definidos pela antiga construção, uma vez que a volumetria criada é equivalente a existente. A proposta apresentada substitui os pesados 26 pilares de concreto, por apenas oito pilares metálicos, proporcionando maior amplitude do espaço e maior visibilidade tanto interna quanto externamente.

Ficha Técnica

Cliente

Sociedade Hípica Brasileira


ATC (área do total)

3.035,55 m²


No pavimentos

2


No total de unidades

1


Prêmios

Publicações

Outros Projetos