Sergio Conde Caldas

Casa Capuri

Casa Capuri

São Conrado, Rio de Janeiro, 2018

Memorial

A Casa Capuri surge da intenção de aliar as necessidades do viver contemporâneo com o desejo de retiro em meio à natureza. O terreno é envolto por paisagem natural: está situado ao meio de um rochedo com intensa vegetação, com leito do Rio dos Pires correndo no interior do lote, com uma distante vista do mar e, para completar o cenário, um conjunto de 36 palmeiras Imperiais que dão as boas vindas aos visitantes logo na entrada. 

O briefing solicitado previa um extenso programa, incluindo amplas áreas de convivência e serviços, cinco suítes, salão de jogos, escritório, lounge gourmet e ainda uma quadra de tênis. Entendemos então que seria necessário não apenas responder às demandas do cliente, mas também simultaneamente potencializar as qualidades do local. A matriz do projeto então se deu em trabalhar a arquitetura de maneira sensorial: o projeto assim como a natureza deveria ser escutado, sentido e tocado. Sendo assim foi com muito cuidado que o novo elemento harmonicamente se uniu a situação existente, ora evidenciando a leveza e ora a força. 

No pavimento inferior o volume principal é em vidro e se sobressai diluindo as barreiras entre interior e exterior com intuito de convidar à entrada e descoberta do espaço. Mas para contrastar a verticalidade das palmeiras e conferir expressão ao desenho; é a partir do volume linear em concreto no piso superior que a vocação do projeto se torna evidente, ao exaltar a dualidade entre transparência e opacidade, entre o peso e a sutileza ou ainda entre o delimitado, característica fundamental da parede em pedra que atravessa o projeto, e o espaço livre, encontrado nos vazios da construção que atuam como respiros de ar, terra e céu necessários para palmeiras e para os moradores sendo responsável tanto por indicar a divisão entre os setores social e íntimo da casa.

Outra decisão importante foi a de trabalhar com uma estrutura mista, utilizando a metálica para suportar, lajes de concreto protendido e ainda a laje nervurada Atex para quadra de tênis, esta que possui execução assim como o  acesso independente.

Podemos afirmar que é fator determinante na personalidade do projeto a variedade de texturas, materiais e cores presentes, observada desde a incorporação dos elementos naturais do local, mas principalmente através da utilização do concreto, mármore, ferro, água, etc. Muito mais do que um conceito relevante para a identidade visual à composição desenvolvida contribui para tornar as sensações palpáveis, ressaltando o viver como uma experiência.

 

Ficha Técnica

Área do terreno

3,170m²


ATC (área do total)

2,071m²


No pavimentos

2


Prêmios

Publicações