Sergio Conde Caldas

VOGUE SQUARE

VOGUE SQUARE

Rio de Janeiro, RJ, 2016

Memorial

O desafio da concepção arquitetônica deste edifício foi conseguir unir em um desenho contínuo diversos programas que atingem diferentes públicos.  Pensando principalmente na uniformidade do conjunto- composto por usos com demandas específicas de acessos e aberturas para o exterior- foi utilizada uma fachada unitizada. A versatilidade desta solução cria um jogo de opacidade e translucidez que filtra e transmite apenas a luz necessária a cada espaço.

O projeto proposto para o terreno de frente a Avenida das Américas- com 134 metros de testada e 246 metros de profundidade- propunha-se a uma implantação distribuída no sítio. No entanto foram necessários vários estudos até que se encontrasse a morfologia ideal, pois no local havia o antigo plano de Lucio Costa, o qual prevê um limite de 70 metros para utilização comercial (partindo da avenida principal).

O inevitável adensamento frontal foi minimizado através de uma edificação de multiusos. Para isso, foi criado um Mall que se tornou eixo de ligação entre os acessos do hotel, das salas comerciais, das academias e do centro de tênis. O programa, que já é por excelência agregador de público, foi implantado em um espaço de passagem, explorando assim seu potencial como local de encontro, que congrega e distribui os fluxos.

A utilização da topografia existente propiciou que a edificação utilizasse na verdade “dois níveis térreo” um para as Américas e outro para uma alameda interna.  Sendo assim, a integração do interior com o exterior se faz de forma gradativa, através de áreas com diferentes qualidades espaciais que possibilitam a multiplicidade de usos de cada uma. Além disso, esta praça é pontuadas por diferentes programas e caracterizada pelos espaços verdes com grande sombreamento incentivando, dessa forma, tanto a permanência como o percurso.

O posicionamento da unidade hoteleira privilegiou a vista dos quartos, que se direcionam em sua maioria para a área de preservação ambiental existente. O centro de convenções é estrategicamente posicionado, pois é ao mesmo tempo centralizado e isolado com relação aos demais usos. Ao fundo do terreno foi posicionado o clube de tênis, infraestrutura esportiva que juntamente com a academia fecha o ciclo de multiusos que a arquitetura se propõe.

 

Ficha Técnica

Cliente

Calçada - a arte de construir s.a.


Área do terreno

33.000,90M²


ATC (área do total)

67.248,22M²


ATE (área total edificada)

21.209,12M² permitida
18.495,95M² aprovada


ATP (área total privativa)

21.006,61M²


No pavimentos

2 subsolos + térreo + 6 pavimentos hotel e 4 pavimentos comerciais


No total de unidades

123 lojas + 368 salas + 222 quartos


Prêmios

Vencedor AsBEA 2016 - Prêmio Obras - Edifícios comerciais

Fomos premiados como melhor edifício comercial, na cerimônia da 9ª edição do Prêmio AsBEA de Arquitetura, que aconteceu no dia 12 de dezembro de 2016, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.  A premiação valoriza e reconhece a qualidade e excelência da produção nacional de arquitetura.