Sergio Conde Caldas

BRISA

BRISA

Leblon, Rio de Janeiro, Projeto - 2018

Memorial

Brisa: nome de ventos que sopram à beira-mar, regulares ou periódicos; vento leve, fresco, agradável; aragem.

A implantação do edifício é privilegiada e o projeto arquitetônico é generoso na criação dos espaços, no aproveitamento da vista, da luz e da ventilação. O pilotis é solução estrutural mas, principalmente, reforço da ideia de amplitude: o grande vão livre associado ao paisagismo e à intervenção artística de Iole de Freitas criam um espaço especial destacado pelas curvas, que permeiam todo o projeto. Nas fachadas, a vedação em painéis piso a teto em vidro, as jardineiras e o guarda-corpo valorizam a proposta de formas orgânicas e fluidas. Nas plantas, a escolha por uma disposição atual e contemporânea dos ambientes oferece integração, funcionalidade e flexibilidade.

O novo projeto de Sergio Conde Caldas, a uma quadra da praia, encontra na sinuosidade das linhas, na leveza dos pilotis, e no ritmo das varandas e jardineiras a razão para se chamar Brisa.

(sobre a escultura de Iole de Freitas):

“Essa obra se realiza a partir de planos constituídos por chapas de aço inox, onde dobraduras curvas são produzidas criando uma relação intensa entre as superfícies côncavas e convexas que, sendo refletoras, agregam o espaço em torno ao seu corpo escultórico”

Iole de Freitas

Ficha Técnica

Prêmios

Publicações